A Spirituum

O que é, como funciona e como se organiza hoje no Globo Reporter

Esboço do mapa de Minato com a localização da sede da Spirituum marcada pelo ponto vermelho e sim, eu fiz o mapa no Paint, e daí?


Podem comemorar! Eu voltei...





Nas últimas duas semanas, falei sobre inteligência artificial, onde, no primeiro artigo, comento sobre o uso delas, quais ferramentas foram usadas, resultados gerais de avaliações e suas condições de uso, enquanto no outro, mostrei avaliações feitas por duas delas, sobre o primeiro capítulo. E, como eu já havia comentado, ainda há mais dois que vou escrever sobre IA, sendo do mesmo estilo deste último, já que apresentei as análises de duas das seis ferramentas que usei. Ou seja, ainda há outras quatro para mostrar e comentar. Como também comentei, tive que dividir essa série em quatro capítulos, porque os textos que as IA's cederam eram gigantescos. Caso colocasse a análise de três no artigo anterior, ele ficaria completamente fora do padrão. Mas se colocasse só uma por postagem, a série teria sete capítulos, o que, certamente, seria um atestado de vadiagem bem mais enjoativo. Então, de 2 em 2 acabou ficando de bom tamanho, pois ainda tive que me adaptar aos textos feitos pela IA, para não sobrecarregar o artigo. Pra você ter uma ideia, a parte 2 da série sobre as IA's foi a postagem com mais linhas escritas lançada aqui no blog, até agora, sendo que tive de resumir da forma mais enxuta possível as partes do texto feitas por mim mesmo, ainda precisando me manter atento para que esse resumo mantivesse o significado exato das mensagens que eu quis passar.

Tá, mas... por que eu estou aqui, me justificando igual um vira-lata no meio da feira? Bom... só pra dizer que, neste fim de semana, eu resolvi trabalhar de verdade estou colocando um artigo diferente, na intenção de não ficar sobrecarregando os leitores com 4 postagens gigantes falando só de inteligência artificial. Sendo assim, neste glorioso domingo sem Fórmula 1, pro meu desespero, voltamos a focar no universo de "Luz da lua cheia". O assunto da vez, é aquela que, basicamente, funciona como o coração da série, uma vez que a temática da estória é centralizada nos acontecimentos que envolvem ela. Estou falando da organização Spirituum (amo fazer mistério mesmo quando o público já leu o título lá no começo).



Atenção!!!


Este artigo contém informações citadas apenas nos primeiros cinco capítulos, lançados com o volume 1. Não há informações que possam alterar a percepção do leitor ao decorrer da história. Ainda assim, essa percepção varia para cada indivíduo. Portanto, se você considera mínimas informações de situação como potenciais spoilers, recomendo que leia o volume 1 antes. Link: https://www.amazon.com.br/dp/B0FH7535H5

Agora sim, hora de brilhar...



A Spirituum (latim para "espírito" segundo o tradutor do Google - explicação óbvia, mas necessária) é a organização secreta que trata de assuntos de ordem espiritual, na série. Seus membros são os chamados magos espirituais. Se tratam de seres humanos normais, mas que possuem a capacidade de usar uma habilidade especial chamada magia espiritual. Suas tarefas, em resumo, são de descrição simples, embora cada uma tenha uma complexidade e um nível de dificuldade diferente. Basicamente, há três operações feitas pelos membros da Spirituum: purificação de almas puras, eliminação de almas corrompidas e demônios e remoção de demônios que possuíram alguma pessoa. Quem já leu, sabe que isso foi explicado no primeiro volume, mas não mostrado na prática. Por isso, não vou entrar em detalhes sobre cada um desses trabalhos, ou seres, já que, como subentendido, todos ainda estão por aparecer na série, com exceção da alma corrompida, que faz parte do evento principal do primeiro capítulo. Seus membros são ensinados a utilizar suas habilidades, tanto para combater, na intenção de eliminar "o que não tem mais salvação", quanto para utilizar a habilidade especial da "purificação" (vide capítulo 5).

Até o momento, não há detalhes significativos sobre a história da organização para que sejam colocados aqui (não sem gerar spoilers).

Sede



Esboço da parte inicial da sede da Spirituum, vista pelo lado de fora. Rocha menor à esquerda na imagem é a entrada






No segundo capítulo, é mostrado o local onde está fixada a sede da Spirituum. Se trata de uma área afastada da cidade, separada do perímetro urbano por uma pequena floresta de 3 quilômetros de extensão, à partir do ponto mais próximo do muro de restrição. Toda a floresta é cercada e o acesso de civis é estritamente proibido. Apenas os membros da organização têm permissão para transitar. Após a floresta, há uma área gramada, onde está localizada a chamada pedra do fim. Uma formação rochosa "natural" localizada ao lado do rio que delimita a cidade de Minato. Apesar de parecer uma formação geológica comum, a pedra do fim (nomenclatura referente à formação estar presente no fim do território de Minato) guarda a base da Spirituum em seu interior. O acesso à parte interna se dá por uma rocha redonda menor, que fica à frente do restante da pedreira, onde o mago espiritual precisa estar com seu poder ativo para ultrapassá-la. No capítulo 2, Karin mostra para Hikari como o fazer exatamente. Já no capítulo 3, é mostrada sua parte interna. Não... não vou detalhar! Tá curioso? Vai ler! Hoje eu tô ruim... O terreno ao redor da pedra, tal como toda a área cercada, é usada pelos membros da organização como campo de treino, mantendo a preferência de se treinar mais próximo do rio, para manter maior distância possível dos civis.


Hierarquia


No segundo capítulo, Karin explica a hierarquia da Spirituum de uma forma bem básica, didática e facilmente compreensível. São os seguintes, os cargos ocupados pelos membros da organização, mantendo um padrão mais próximo ao explicado pela personagem:

Recruta mago espiritual ainda em treinamento, com pouca familiarização com a atividade. Só podem fazer missões na companhia do Mestre responsável por seu treinamento;
Mestre → responsável pela preparação dos Recrutas. Agem como supervisores de seus alunos designados durante treinamentos e missões. Também possuem autonomia para partirem sozinhos em missões, caso não possuam Recrutas sob sua tutela;
Capitãoequilibram o trabalho burocrático com a ação, pois, por ocuparem um cargo de maior importância, o que indica sua experiência, são requisitados para participarem de missões com maior grau de dificuldade, além de poder substituir um Coronel, caso este último se faça ausente por qualquer motivo;
Coronelprimeiro cargo do alto escalão da Spirituum, os Coronéis cuidam, em maior parte, do trabalho burocrático, como requisições, distribuição e relatórios de missões. Porém, também podem partir em missões, caso se veja a necessidade;
General → cargo-mor da organização. Na história, Karin resume suas atividades como sendo "quem manda em tudo". É o responsável pelo intermédio da comunicação entre a Spirituum e os poucos civis (apenas ocupantes de importantes cargos políticos, institucionais e religiosos) cientes de sua existência.




Uniforme


O uniforme da Spirituum consiste em roupas escuras, semelhantes à roupas normais, porém sempre em colorações escuras, para dificultar com que os magos espirituais sejam vistos em suas ações, já que a maioria delas acontece durante a noite. Para os ocupantes dos cargos de Mestre para cima, são dadas camisetas e calças inteiramente pretas, além de uma pequena insígnia que simboliza seu cargo. Tais insígnias também são chamadas de "estrelas" pelos personagens, e sua quantidade de extremidades indica o cargo do mago espiritual. A estrela de duas pontas (semelhante a um "l") é dada aos Mestres. A de três logo da Mercedes, para os Capitães. A de quatro (¬¬) para os Coronéis. E a de cinco para o General. Aos Recrutas, não são atribuídas insígnias. Seus uniformes possuem a mesma camiseta preta. Porém, a parte de baixo (calças para meninos e saias estilo colegial para meninas, ao contrário dos demais cargos, que usam calças, independente do gênero) possuem a cor cinza, para fins de diferenciação, indicando que aquele mago espiritual está em treinamento. Na parte superior, em caso de clima frio ou outro inconveniente, é permitido o uso de outra peça de roupa adequada ao clima, desde que siga o padrão do uniforme (preta, sem outros detalhes artísticos - logos, estampas, etc... - e com o menor número de detalhes visuais possível em bolsos, botões e zíperes). Em caso de uma incomum missão durante o dia, o uso do uniforme é desencorajado, visto que é necessário se deslocar entre os civis para ir até o local do serviço, facilitando com que os membros envolvidos não chamem a atenção.



Treinamento

Todo mago espiritual que ingressa na Spirituum inicia suas atividades no cargo de Recruta. Ao ter seu ingresso oficializado, um Mestre é designado para cuidar de seu treinamento, ficando a cargo deste o desenvolvimento de suas habilidades. No geral, é recomendado que o Recruta aprendiz treine por, no mínimo, 30 dias, visto que é o aprimoramento de suas habilidades que o diferenciará de seus inimigos. O Mestre também fica responsável por relatar aos superiores o andamento do treinamento de seu aprendiz designado, bem como decidir quando este está apto para partir em missão, além de definir se o Recruta está apto a receber uma promoção, embora neste último caso a decisão final fique à competência do alto escalão.



Missões


Para encerrar, falemos das missões. As missões são as atividades externas da Spirituum, com a esmagadora maioria acontecendo durante as noites de lua cheia (razão explicada na trama). Elas se dividem em apenas dois tipos: as missões de purificação, que têm como alvo as almas puras, e as missões de combate, cujo objetivo são as almas corrompidas e os demônios. Tais atividades são remuneradas de acordo com seu grau de dificuldade. Quando necessária a estadia prolongada longe da sede, o intermédio da organização trata de providenciar hospedaria, higiene e alimentação para seus membros envolvidos, tal como seu tratamento médico, caso preciso. No momento, há a impossibilidade de me estender neste tópico, visto que qualquer detalhe a mais já entrará na categoria "spoiler".




Então, acho que é isso, por esse domingo. Na semana que vem, já adianto que teremos a terceira parte das IA's. Posteriormente, ainda estou decidindo se coloco a parte final dessa série de inteligência artificial, ou se intercalo com algum outro assunto. Caso queira, estou aberto a sugestões.



Forte abraço e s2 bicho véio pakarai...

Comentários